Quebra-Nozes

Com certeza, você já deve ter diversos trabalhos de grandes artesãos que utilizam uma técnica bem delicada com esta.
Mas você sabe como é que funciona o “Punch Art“?
Ela nada mais é do que reunir várias partes de papéis e fazer a colagem, papel sobre papel.
Para muitos, pode parecer fácil – mas somente quem leva muito a sério esta técnica sabe o quanto pode ser detalhista e trabalhoso.

Mas uma coisa, todos concordam: o resultado fica maravilhoso!

Abaixo estão todas as partes já cortadas do meu projeto e separado por cores.
Como dá para perceber, as cores mais “vivas”, são: amarelo, vermelho e verde – que são os papéis Filicolor, da Filiperson Papéis Especiais.
As demais cores foram papéis colorplus. Neste projeto, foram todos na gramatura de 180 gramas.
Ferramentas, como: pinça, caneta com escrita branca e cola acid free.1
Quando se trabalha com papéis diferenciados, uma coisa perceptível são as fibras de cada papel – isto porque dependendo do tipo de papel a ser utilizado, percebe-se que o corte acaba ficando melhor do que o outro.
 
Para colar cada pedaços menores, utilizar a pinça trás uma segurança que facilita o trabalho e garante que determinada parte seja afixada no lugar certo.
2Na parte da boca, como os “dentes” eram algo minúsculo demais para recorte, resolvi utilizar a caneta branca que deu o efeito desejado e fixou adequadamente no papel Filicolor.
3Vejam que o mais delicado neste projeto é encaixar cada pequena parte de papel no lugar exato do desenho para que o mesmo não saia desconfigurado.
Uma boa dica é não deixar excesso de cola nas partes a serem coladas. Afinal… trabalho limpo é o que trás a qualidade também do artesão.
5

Na parte das botas, eu novamente utilizei a caneta branca para marcar o sombreado. E o resultado final foi este Quebra-Nozes elaborado com a técnica de punch art. PERFEITO!

Quebra-Nozes

Quebra-Nozes

Espero que tenham gostado deste PAP.
Até a próximo!
 
Anúncios