Circle Journal – o que é isto?

 CJ = Circle Journal

Você já ouviu falar sobre Circle Journal?
Se sim, parabéns! Porque já se faz alguns anos que esta moda pegou e eu somente descobri sobre este conceito recentemente, quando fui convidado por um grupo de amigos/artesãos a participar.
DSC_7294
O Circle Journal é basicamente um Jornal Circulante.
Para funcionar, precisa de um grupo de amigos – o melhor é ter um grupo de até 8 pessoas.  Você tem que pensar, que vai levar aproximadamente 30 dias para cada integrante fazer a sua parte e só depois disso, o seu CJ voltará para as suas mãos. Então, se forem 8 integrantes, vai levar uns 8 a 9meses para que receba o seu CJ de volta.
Um dos integrantes fica como “responsável”: será ele quem avisará o início, comunicará aos demais integrantes durante os meses, dizendo que o prazo está chegando ao fim, enfim – vai fazer as cobranças necessárias e tirar as dúvidas, para o bom funcionamento da brincadeira.
O processo do CJ funciona da seguinte forma:
1 –TEMA
Você deve escolher um tema. Cada integrante pode ter o seu próprio tema ou podem ser o mesmo tema para o grupo todo.
Exemplo de alguns temas: “Eu”, “Lugar preferido”, “Família”, “Vejo cores em vc”, …
2 – REGRAS
É necessário estabelecer a regra do seu CJ: se você vai querer página dupla, se vai fazer página de assinatura (falarei mais à diante), se tem que ter ou não fotos – ou seja, o que pode ou não ser feito e o que deve ou não ser feito no seu CJ.
DSC_7292
3 –ESTRUTURA
Você deve montar um álbum ou mini álbum, aonde serão feitas as páginas dos colegas e a sua.
O meu álbum, é do tamanho de 20 x 23,5cm. Aproveitei um mini álbum que já possui na estrutura e acabei encapando-o e  plastificando-o para que não suje ou estrague a capa decorada.
4 –DECORAÇÃO
Decore a sua ou suas páginas de acordo com as suas regras e tema.
DSC_7293
5 –ENVIO
Pronto, você já pode encaminhar o seu CJ.
Como funciona este envio?
Funciona da seguinte forma:
pessoa 1:  vai encaminhar para a 2 e que vai receber da 8
pessoa 2: vai encaminhar para a 3 e que vai receber da 1
pessoa 3: vai encaminhar para a 4 e que vai receber da 2
pessoa 4: vai encaminhar para a 5 e que vai receber da 3
pessoa 5: vai encaminhar para a 6 e que vai receber da 4
pessoa 6: vai encaminhar para a 7 e que vai receber da 5 
pessoa 7: vai encaminhar para a 8 e que vai receber da 6
pessoa 8: vai encaminhar para a 1 e que vai receber da 7
Quando estiver terminado de decorar o CJ da pessoa 8, vai encaminhar o mesmo para a pessoa 2, que vai receber o CJ da pessoa 7, através da pessoa 8 e este virá decorado pela pessoa 7 e 8 – assim por diante, até o seu Cj voltar para a sua mão, todo decorado.
Complicado? Que nada!
Lembrando que um dos integrantes será o “responsável” que vai administrar estes envios e recebimentos, além de retirar suas dúvidas.
6 –PÁGINA DE ASSINATURAS
Se o seu CJ tiver o tema: “Comida” por exemplo, seu colega vai decorar uma ou duas páginas com esse tema e não necessariamente vai colocar o nome dele ou sua foto. Por isto, existe uma página a mais: a de assinatura, aonde seu colega vai decorar com uma foto dele.
É interessante colocar na parte das “regras” o que gostaria que os demais integrantes fizessem. Além disso, faça em seu CJ a primeira página de assinaturas para que os demais possam ter uma noção de como deverá ser seguido.
DSC_7295
7 –PRAZOS
Você deve estabelecer um prazo, por exemplo: receber o CJ e terá 2 semanas para decorar, lembrando que os Correios ficam em média de uma semana para entregar. Assim evita confusões e os CJ’s vão circulando simultaneamente.
Você deve ter um grupo de confiança para que todos possam ficar confortáveis em receber de todos os envolvidos fazerem as devidas páginas – um mini álbum completo, recheado com um pouquinho da personalidade de cada um com suas devidas técnicas.
Por isto, pense bem ao participar deste tipo de brincadeira. Seja responsável para finalizá-la! #ficaadica
Anúncios